CONTOS CRÍTICOS: O Metrô no Brasil.
- Nadir Mezerani
- 24 de mar. de 2023
- 1 min de leitura
Somos cientes que o sistema metroviário foi iniciado tardiamente em São Paulo, em fins da década de 60. Nesta mesma época, na América do sul, a Argentina já se beneficiava desta importante mobilidade urbana, uma vez que em 1913 foi inaugurada a primeira estação. Além de tadio, no Brasil, temos uma demora inconcebível de quilometragens executadas por ano.
Um pormenor, mas importante também se estende as atuais concepções das estações das respectivas linhas que vem sendo inauguradas na cidade. Particularmente, como protótipo de crítica temos comentado sobre a designada linha amarela, que une o centro de São Paulo à Vila Sônia. Provavelmente a experimental PPP, Parcerias Público-Privadas, tenha causado dicotomias em seu Urbanismo e consequentemente Arquitetura.
A exemplo, podemos comentar que as estações dessa linha tem sido concebidas com arquitetura e urbanismo que merecem críticas.
Segue abaixo postagens atuais da Gazeta de Pinheiros, Grupo 1, extensivo aos bairros Morumbi, Butantã, São Paulo News e Santo Amaro.





Comentários